segunda-feira, maio 29, 2006

CORAÇÃO "PARTIDO" MATA !





Estudo cientifico sugere que você pode morrer de "coração partido" em função dos hormonios do stress, que podem causar espasmos fatais no coração.



Por Rob Stein Washington Post

Com a aproximação do dia dos namorados, os cientistas confirmam o que muitas canções de amor já diziam: Pessoas podem realmente morrer em conseqüência de um “coração partido”, e as pesquisas realizadas pro cientistas agora já sabem o porquê disso.
Um rompimento traumático, a morte do amado, ou até uma partida inesperada podem liberar uma torrente de hormônios relacionados ao stress podendo afetar o coração, causando súbitos espasmos, e até mesmo ameaçar a vida de pessoas “desavisadas” e saudáveis.
O fenômeno pode ser o gatilho para o que parece ser um clássico ataque do coração e pode colocar suas vitimas no risco de serias complicações potenciais que podem até levar a morte, descobriram as pesquisas.

Com o cuidado médico apropriado, entretanto, os médicos podem emendar o aspecto físico "de um coração quebrado" e evitar os danos a longo prazo.
“Quando você pensa sobre as pessoas que morreram ‘de um coração quebrado’há provavelmente diversas maneiras sobre como isso pode acontecer”, mas “um coração quebrado pode realmente matá-lo”; disse Ilan S. Wittstein da escola Johns Hopkins de medicina em Baltimore.
A idéia que alguém pode morrer de um coração quebrado tem sido por muito tempo um assunto folclórico, das óperas, filmes e da literatura. Os pesquisadores souberam que o stress pode provocar ataque cardíaco nas pessoas propensas a eles, e também causar uma síndrome que se assemelha a um ataque cardíaco em pessoas “saudáveis” depois que o stress emocional agudo foi relatado em Japão. Mas pouco se sabe sobre o fenômeno em outros países, e ninguém sabia ao certo como aconteceram.
Essa nova “descoberta” é talvez o exemplo mais impressionante da ligação entre a mente e o corpo, dizem diversos cientistas.
Os resultados da pesquisa também demonstraram que há diferenças fisiológicas fundamentais entre os homens e as mulheres, incluindo como respondem ao stress.
Ainda não esta totalmente claro porque as mulheres seriam mais vulneráveis, mas pode ter algo a ver com os hormônios ou como seus cérebros “se ligam” aos seus corações. As “mulheres reagem diferentemente ao stress, particularmente stress emocional”. "Nós vemos isso em nossas vidas diárias", disse Scott W. Sharkey do instituto do coração de Minneapolis, que descreveu 22 casos similares.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»