quarta-feira, julho 09, 2008

RECONHECIMENTO


RECONHECIMENTO
Texto: Valéria Lemos Palazzo


A grande queixa das pessoas em relação aos seus empregos, por incrível que contradiga o senso comum, não é o famoso "ganho menos do que deveria". O grande questionamento é: "Não sou reconhecido". E não, ele não esta falando do reconhecimento financeiro. Embora este fosse desejável, todo mundo quer ganhar mais, não é o primordial.
O amigo dedicado, sempre atento as necessidades do outro, lamenta a falta de reconhecimento dos outros. Como se fizesse parte do conceito de amizade, uma clausula de não agradecimento.Como se fosse obrigação de amigo fazer um tudo, esperando um nada em troca. Existe mesmo aquela frase tola: "Amigo não se agradece". E vai se agradecer a quem ? Aos inimigos ?
Na era da informática então, onde o e-mail e as mensagem de texto dos celulares e afins tomam o lugar da comunicação verbal. Quantas vezes ficamos sem resposta. Sem nenhuma resposta.
Estudiosos do comportamento humano na vida moderna constatam que um dos males da nossa época é a falta de comunicação entre as pessoas.
O empregado não espera que o patrão passe horas tecendo elogios sem fim ao seu trabalho. Mas sim, ele espera algum reconhecimento. Não, não se espera uma resposta com mais de mil palavras a um e-mail. Mas, sim, se espera alguma resposta.
O reconhecimento esta em falta no mercado. Mas de outro lado, a exigência da atenção, a urgência, o extrair do outro sem dar nada em troca, esta cada vez mais em alta. Como se a toda hora gritassemos: "olhe para mim !", "olhe para mim !". É uma espécie de cegueira seletiva, onde mesmo que eu seja cego em relação a você, não espero que faça o mesmo em relação a mim. Preciso do seu olhar, mas não te promete o meu.
Pobres de nós buscando constantemente aquilo que nos mesmos não damos.
Passamos uns pelos outros com o desdém de nosso silêncio, de nosso individualismo. Boa epoca para os suicidas porque, na hora do desespero e da solidão, falta justamente aquele que lhes dê um sincero reconhecimento.
.